A QUByte continua sua missão de resgatar clássicos do passado, trazendo desta vez dois emocionantes jogos do estilo beat ’em up. O estúdio brasileiro tem se esforçado para trazer de volta games que, embora possuam suas qualidades, não são tão lembrados pelos jogadores como franquias mais famosas, como Final Fight ou Streets of Rage, quando se trata de jogos de “andar e bater”.

Desta vez, temos acesso a Iron Commando e Legend, dois jogos desenvolvidos nos anos 90 pela francesa Arcade Zone. Legend, lançado em 1994 para o Super Nintendo, se inspira em clássicos como Golden Axe ou Knights of the Round, oferecendo ação com armas medievais e elementos de fantasia. Nele, você viaja até o reino de Sellech, na Idade Média, e assume o controle de Kaor ou Igor na luta contra Clóvis, o filho corrupto do rei.

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A ação é um clássico beat ’em up, com muita ação com espadas, onde os jogadores podem utilizar espadas, chutes e feitiços. Também é possível bloquear ataques com escudos e executar técnicas especiais acionadas por comandos semelhantes aos jogos de luta, embora consumam saúde ao serem usadas.

O jogo conta com sete fases, sendo uma delas “secreta”, acessível apenas se os jogadores forem capturados pelos inimigos durante uma luta contra um chefe. Uma característica interessante deste jogo são os inimigos, programados para sempre cercar o jogador, o que traz um desafio adicional para o gênero, embora de forma um tanto “robótica” e curiosa. Trata-se de um daqueles bons jogos da era 16-bits que, infelizmente, foram ofuscados pela popularidade de títulos mais conhecidos, deixando jogos como este no fundo das locadoras.

A mesma situação ocorreu com Iron Commando, outro jogo da Arcade Zone que foi lançado apenas no Japão um ano depois. Só em 2017 é que o jogo chegou ao ocidente e é considerado o Cadillacs and Dinosaurs que o Super Nintendo nunca teve. Trata-se de outro beat ’em up, porém com cenários urbanos sombrios e personagens de aparência intimidadora.

Aqui, você assume o controle de Jack, um soldado, e Chang Li, um mestre de kung-fu, enquanto lutam contra inimigos e confrontam a G.H.O.S.T., uma organização maligna que busca capturar um meteorito radiativo. O jogo apresenta dez fases com uma interessante variedade de jogabilidade, incluindo fases com veículos e outras que seguem o estilo clássico de “andar e bater”, repletas de inimigos resistentes que aumentam o desafio. Há uma boa interação com elementos do cenário e uso de armas, semelhante ao jogo da Capcom.

Ambos os jogos são interessantes por si só, especialmente para os apreciadores de jogos clássicos que desejam descobrir novos títulos da época, além dos grandes nomes que sempre são lembrados quando se fala em Super Nintendo e Mega Drive. A adaptação realizada pela QUByte traz esses jogos em uma coletânea interessante.

A coletânea é simples, contendo apenas os jogos e nada mais. Ao iniciar os jogos, você já é direcionado para a tela de título e está pronto para a ação. Ao pressionar L2-R2 ou LT-RT, o menu é aberto, permitindo que você escolha entre continuar a partida, recomeçar do início, salvar seu progresso ou carregar, além de acessar as opções do emulador. Embora as opções sejam limitadas, há filtros disponíveis, como o de CRT, que emula a aparência de uma TV mal sintonizada em sua moderna TV de alta definição.

Senti falta de recursos comuns em relançamentos desse tipo, como a possibilidade de rebobinar a ação, útil para jogadores iniciantes no gênero, ou até mesmo alguns extras, como imagens e rascunhos da época do desenvolvimento. No entanto, o que realmente importa são os jogos, que foram mantidos em seu formato original, com muita qualidade e desafio para quem deseja relembrar os bons e velhos tempos.

A coletânea Beat ’em Up Archives da QUByte já está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4 e 5, Xbox One e Xbox Series X|S.