Ao tratarmos do assunto desenvolvimento de jogos, é comum nos preocuparmos com diversas profissões como programador, artista, game designer, dentre outras. No entanto, por trás da maior parte desses profissionais existem os mentores, aqueles que, além de serem desenvolvedores de jogos, também se preocupam em transmitir o conhecimento e a aprenderem cada vez mais.

A WarpZone conversou com alguns desses profissionais para saber como é a experiência de docente na área de jogos digitais e como surgiu esse interesse em ser, além de desenvolvedor, professor gamedev.

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Danilo Filitto – DFilitto

Meu nome é Danilo Filitto, sou Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná – UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.

Um dos cursos do professor Danilo é o desenvolvimento de jogos 2D e 3D com Unity Engine

Certo dia estava lecionando sobre desenvolvimento mobile, web e desktop e um colega comentou sobre uma pós-graduação na área de games. Quando analisei a grade vi que se tratava de desenvolvimento de jogos com Construct. Um tempo trabalhando com a ferramenta, percebi então que, na verdade eu poderia aprender por conta própria. Seguidamente, foi aberto um curso para trabalhar com jogos usando XNA. Segui aprendendo algumas outras ferramentas, especialmente Unreal. Um tempo depois recebi um convite de lecionar game design e programação em uma faculdade próxima. Hoje sou responsável por montar alguns cursos do SENAC, em especial da área de desenvolvimento de jogos. Além de professor sou desenvolvedor de jogos, palestrante e mantenedor dos sites DFilitto e Make Indie Games, além do canal do YouTube.

Sou defensor de várias causas, como a da igualdade para todos, não importa o sexo, cor da pele, religião, condição social ou qualquer outra forma antiguada de classificação.

Somos todos iguais.

Vivo na Cidade de Presidente Prudente.

Aceito convites para um café. Abraços e sucesso !

 

Fabiano Naspolini de Oliveira – Fábrica de Jogos

Olá, game designer. Vou me apresentar na área. Sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, fiz especialização em Docência para a Educação Profissional, Gestão Estratégica de Marketing, MBA em Game Design e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Atualmente correndo atrás do Doutorado (que tudo dê certo).

Um dos jogos desenvolvidos pelo professor Fabiano, o Born Race

Estudo a área de jogos, especificamente game design (projeto de jogos) desde 2006 e tudo começou ainda na universidade. Queria algo que ligasse o lado de exatas com algo mais artístico e a área de jogos me oportunizou este elo. Afinal, já gostava de escrever e tinha uma forte ligação com literatura. Com isso, fui fazendo jogos, tive um estúdio chamado Céu Games que fazia games para empresas e atualmente tenho o Fábrica de Jogos, voltado para o ensino de game design a iniciantes no setor, mas também fazendo meus jogos independentes.

Aliás, querer ensinar é algo muito mais antigo que ser game designer na minha vida. Desde criança eu já buscava isto e falava em ser professor. Vim de uma família, por parte de mãe, de professores, inclusive ela era, pois hoje é aposentada. Logo, acabei me enveredando para isto por sempre querer muito. Desenvolvimento de jogos surgiu como complemento depois para unir as duas coisas: educação e game design. Por isto, o projeto do Fábrica de Jogos ganhou mais força ainda comigo. Hoje ofereço conteúdo educativo para game designers no Youtube, nos cursos online e pelo Instagram principalmente. Também atuo em universidade como docente com disciplinas ligadas à produção de games. Espero que de alguma forma possa ajudar os
iniciantes e que contribua com a indústria nacional que precisa de apoio e parcerias para crescer ainda mais.

Não deixe de acessar todas as Redes Sociais, Cursos e Materiais, meu Livro de Game Design, mais sobre mim, meu portfólio e currículo, bem como meus jogos no Steam.

 

Jonathan Volpi – Next Indie Academy

Saudações, amigos leitores. É um prazer estar escrevendo mais uma vez para a Warpzone onde publiquei recentemente um artigo especial com um passo a passo para transformar ideias em jogos. Aproveito o espaço para recomendar a leitura!

Meu nome é Jonathan Volpi, atuo como game designer e professor de jogos digitais pela Next Indie Academy. Sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e, desde o início, eu notava uma certa afinidade para discutir e ensinar sobre tópicos do meu interesse. Esta noção, alimentada por minha “paixão antiga” por videogames, motivou-me a dedicar minhas atividades ao meio acadêmico, e então, nasceu a Next Indie Academy, onde focamos especialmente no desenvolvimento e design de jogos independentes.

Livro sobre game design produzido pelo professor Jonathan

Ensinar sobre jogos para mim é uma experiência satisfatória e muito divertida, pois ao mesmo tempo em que exploramos os assuntos em torno dessa área, colocamos em prática desenvolvendo nossos próprios métodos de ensino, e assim, compartilhando conhecimento.

Apesar dos encantos que a área transmite, existem muitos desafios no desenvolvimento de jogos, é por isso que os docentes precisam buscar estar sempre alinhados com a realidade do mercado, para instruir seus alunos, além de toda parte técnica.

Atualmente, meus cursos estão hospedados em plataformas de ensino parceiras, além disso, nosso material está presente em escolas físicas, onde atuamos também fornecendo consultoria pedagógica.

Você pode conferir nosso trabalho acessando a página no Instagram (@nextindie) ou se preferir, podemos marcar um café! Contate através do email: contato@nextindie.academy.

 

Wenes Soares – CSJ Academy

Sou o Wenes Soares, atualmente possuo uma plataforma de cursos on-line focados em desenvolvimento de jogos e um estúdio de jogos chamado Cyber Monkey.

Minha carreira em games iniciou-se no RPG Maker em uma de suas primeiras edições, o 2003 se não me engano. De lá para cá, peguei gosto pela coisa e game dev nunca saiu da minha vida.

CYBERWAR: NEON CITY | GAMEPLAY TRAILER - YouTube

Pela falta de conteúdos em português que ajudasse as pessoas através de tutoriais e dicas voltadas a engines e sobre o processo produtivo de um jogo em si, resolvi criar um canal chamado Crie Seus Jogos e distribuir conteúdos por lá.

Cena do jogo Cyberwar: Neon City, em desenvolvimento pelo Cyber Monkey Studios, onde trabalham o professor Wenes junto a sua equipe, incluindo o professor Gilliard e professor Renan

Com isso, percebi que poderia ir além disponibilizando um conteúdo mais estruturado e direto ao ponto através de cursos on-line. Hoje dedico minha carreira a descomplicar o ensino voltado a desenvolvimento de jogos através de conteúdos buscando ajudar principalmente aqueles que se encontram na primeira etapa da carreira.

 

Gilliard – CSJ Academy

Me chamo Gilliard , sou apaixonado com artes e jogos desde pequeno. Sempre tive facilidade para aprender e me desenvolver quando assunto é desenho.

Há quase 5 anos resolvi me aventurar e decidi juntar minhas duas paixões, artes e jogos. Comecei a estudar pixel art e “garimpar” materiais na internet , foi onde vi a necessidade e a carencia de bons cursos acessiveis no Brasil.

A quase 3 anos conheci o Renan (Capitão Dinossauro) e o Wenes e começamos a criar nosso game, Cyberwar: Neon City. Estando próximos da CSJ Academy , despertou interesse de poder criar um curso completo e acessível para quem gostaria de aprender pixel art, o Aprenda Pixel Art. Um curso pensado em como gostaríamos de ter aprendido no início.

Curso de criação de arte do professor Gilliard e professor Renan

Hoje não tem nada mais gratificante para mim, que ver um aluno se destacando e começando a trabalhar com que amamos, transformar pixels em vida!

 

Marcio Mageski – Gameology

Olá pessoal, isso mesmo, esse que vos escreve esse artigo também faz parte dessa linha de profissionais que, além de desenvolver jogos, também ensina. E posso dizer que, nesse processo de docência, nós professores aprendemos muito. Isso pois, para nos mantermos atualizados, precisamos estar sempre estudando. Sou formado em Jogos Digitais, fiz especialização em Tecnologia e segui para o Mestrado e Doutorado na sub-área de Bioinformática.

Game em desenvolvimento pelo professor Marcio em parceria com o professor Jonathan

No meu caso, depois que aprendi a programar de jogos, usando principalmente Unity Engine e GameMaker, tive o interesse de dar passos na direção da docência, com a finalidade de ministrar, principalmente, desenvolvimento de jogos 2D, no qual me especializei. Assim, em meados de 2019, minha esposa Mariana, que é pedagoga, e eu fundamos a Gameology, que é um estúdio e escola de desenvolvimento de jogos digitais, sediada no Estado do Espírito Santo. Nós focamos em aulas presenciais e remotas fechando parcerias em diversos estabeleciamentos de ensino no estado (públicas e privadas), desde ensino fundamental, passando pelo médio, técnico, até superior e pós. Amamos muito o que fazemos e é recompensador formar e aperfeiçoar gamedevs.

Instagram: @gameology_jogosdigitais