Em 1995, ninguém imaginava o que seria o Ray Tracing. A tecnologia, que foi apresentada nos PCs e agora está nos consoles de nova geração faz a diferença na hora de reproduzir sombras, luz e reflexos nos games. Assim, será que Super Mario 64, um clássico que chegou junto com o Nintendo 64, precisaria de tal tecnologia?

Para um modder, a resposta é sim.

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Conhecido como DarioSamo, o modder já havia criado no passado um port do game para PC, que dispensava emuladores. O game, inclusive, já conta com outros ports modificados. Um para o Nintendo Switch, que funciona direto no console, independente da Super Mario 3D All Stars, com tela cheia e visual remasterizado, melhor do que a versão oficial da Nintendo. E também com um port para Playstation 2, que também roda sem um emulador. Ambas as versões, claro, dependem de consoles desbloqueados.

Voltando à versão de PC, DarioSamo criou um mod para o “port” de PC, chamado sm64rt, que incorpora a tecnologia Ray Tracing ao game. O suporte permite que o game tenha inúmeras melhorias, que você pode conferir no vídeo abaixo:

O mod, que ainda está em caráter de preview, sendo melhorado com o passar do tempo, já está disponível, com um link oferecendo os arquivos necessários e instruções de instalação. Além disso, mesmo Super Mario 64 sendo um game com mais de 20 anos de vida, para que o Ray Tracing possa funcionar, é preciso contar com um PC com boas configurações, e que seja compatível com a tecnologia.