O BIG Festival 2022 não marcou apenas o retorno do festival ao formato presencial. Também serviu para apresentar muitos games criativos feitos por desenvolvedores brasileiros. Realizada na SP Expo entre os dias 7 e 10 de julho, o evento manteve elementos de outras edições, como a escolha dos melhores, palestras interessantes e diversos jogos independentes.
O evento cresceu um pouco, dando espaço também para a “trindade” Sony, Xbox e Nintendo, que apresentaram seus games, além de dar espaço para outros Indies. Além disso, outras publishers como Capcom, Bandai Namco ou Soedesco também trouxeram novidades.
Mas o destaque ficou mesmo para os games premiados e os games disponíveis nos corredores do festival. Caso de Knights of the Deep, um game que consegue misturar o essencial de Smash Bros. com gameplay de Dark Souls, em um game multiplayer de combate com crustáceos. O game, um dos mais jogados do evento, agradou por ser divertido e por ter a promessa de ser bem completo.
Outro game que chamou atenção foi o Sasá: O Perigo Tem Microfone, um beat ’em up que nasceu como projeto de TCC, mas seus criadores decidiram seguir com o projeto, transformando-o em um game completo. Aqui, temos uma protagonista fortemente inspirada na Xuxa dos anos 80 em um game de “andar e bater” com animação que lembra muito os clássicos da Hanna-Barbera.
Stand By Me, também disponível nos corredores, chamou atenção por sua simplicidade e profundidade. O game é um simples puzzle onde cada cena completa revela uma parte de uma história, que consegue ser viciante por oferecer diversas opções de jogabilidade.
Bloodless, por sua vez, traz ação samurai com um visual bem interessante, lembrando até os antigos games para computador, dos tempos pré-DOS. É um game frenético, cheio de recursos para enfrentar diversos inimigos.
E por fim, pelo menos nesta matéria, Pocket Bravery. O game de luta que busca usufruir do melhor o gênero, traz combates intensos, vários personagens e uma boa variedade de gameplay. Chamou atenção os cenários variados, que vão de locais do Brasil ou no Japão, até o palco do Treta Championship, em Curitiba.
Além destes, muitos outros games, brasileiros ou não, lembrando também que jogos de outros países sulamericanos como Chile, Uruguai e Argentina estavam presentes, mostraram que o mundo dos games independentes continua fértil e criativo. São games que mostram que o cenário de games no Brasil e na América do Sul pode ainda ir mais longe, pois o que foi visto no evento mostra a qualidade de nossos desenvolvedores.