A Oricon News do Japão conversou recentemente com Takayuki Nakayama, produtor de Street Fighter 6. E, na conversa, ele cita o segundo jogo da série, o famoso Street Fighter II, que foi mais do que um sucesso, sendo um dos raros casos em que um game se transforma em um fenômeno cultural.

Para Nakayama, o que atraiu o público para jogar com Ken, Ryu, Blanka e todos os outros World Warriors, foram os visuais “impressionantes” do game, além das configurações dos arcades da época, que não eram possível nos consoles da época. Lembrando também que, pelo menos na estreia, SFII era exclusivo de arcades, onde contou com mais um fator para o sucesso do game: o ambiente social das casas de jogos antigas.

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“Além dos belos gráficos e da facilidade de comunicação com pessoas que pensam da mesma forma, o fato de custar 100 ienes (o que para a época eram centavos para nós) para jogar uma vez foi um grande fator”, disse Nakayama. “Acho que a ideia de fazer um jogo de luta onde você pode continuar enquanto estiver ganhando foi brilhante. Se você vencer, pode continuar jogando. Para continuar jogando por mais tempo, você não tem escolha a não ser ficar mais forte”.

Por outro lado, ele também comentou sobre a queda do interesse nos jogos de luta em 2D, ao menos como um dos gêneros principais dos fãs de games, quando os games deixaram de ser um gênero de preferência global para se tornarem o nicho que temos hoje. Para o diretor, o ambiente de fliperamas ajudou a impulsionar os jogos de luta, enquanto a queda do ambiente de fliperamas, com o avanço dos consoles domésticos, fez com que o gênero também diminuísse de interesse entre as massas.

“O primeiro motivo é que as especificações dos consoles domésticos cresceram cada vez mais. Jogos como Resident Evil e Final Fantasy, onde os gráficos e a experiência eram o foco principal, começaram a ser lançados”, disse o diretor. “Isso significava que os jogadores que valorizavam esses aspectos mudaram dos fliperamas para os consoles domésticos. E um pouco mais adiante na linha do tempo, os dispositivos móveis se tornaram mais avançados e você pode começar a experimentar os jogos na palma da sua mão como uma conveniência”.

Lembrando que o gênero de luta jamais perdeu força. Mas quem viveu os anos 90, com Street Fighter, Mortal Kombat, The King of Fighters e tantos outros jogos do gênero, sabe que eles eram um dos gêneros mais importantes dos games, mesmo entre aqueles que não eram tão entusiastas. Hoje em dia o gênero funciona bem mas em caráter de nicho, com entusiastas mais dedicados com os atuais lançamentos.

Ele ainda concluiu, dizendo que a fórmula de Street Fighter 2 era completa o suficiente, o que não permitiu que o gênero evoluísse mais, em comparação a outros tipos de games.

“Além disso, acho que Street Fighter 2 foi incrivelmente divertido e tão completo que se tornou muito difícil de replicar”, disse Nakayama. “Muitas tentativas foram feitas para ‘evoluir’ essa fórmula, mas inevitavelmente levariam à percepção de que eram simplesmente mais difíceis, tornando mais difícil para as pessoas se apegarem a elas”.