Uma das coisas que as pessoas estão mais fazendo com Inteligência Artificial é recriar elementos e situações, das mais variadas. Uma delas envolve Virtua Fighter, o clássico jogo de luta da SEGA que conta, por questões do tempo, com clássicos “vintage”, com seus polígonos dando ao mesmo tempo, ar de jogo antigo, mas garantindo a ele um charme extra, com alto grau de nostalgia.

O game é um dos primeiros a ser totalmente poligonal, e serviu para a evolução não só da própria série de luta, como dos jogos tridimensionais da SEGA. E, como forma de homenagear o game, um artista, chamado Colin Williamson, criou um “remaster” do game, usando da IA para redesenhar os lendários lutadores.

PROPAGANDA

O artista usou a versão do game para o Saturn com um emulador, e usou o modo “img2img” do modelo de síntese de imagem Stable Diffusion. Sua arte está no Art Technica, onde também conversou um pouco sobre sua ideia.

“Depois de encontrar um bom prompt, eu faria um lote de cerca de 50 e escolheria os mais engraçados”, explicou Williamson. “Tentei essa coisa chamada ‘provocação negativa’, em que você diz à IA coisas como ‘por favor, não desenhe mãos com aparência confusa’, o que faz um excelente trabalho, pois agora os personagens têm apenas seis dedos em vez de sete. Estou feliz por estar nas costas de gigantes e aproveitar milhões de dólares em pesquisa de IA para fazer algumas imagens estúpidas que fazem as pessoas rirem”, continuou o artista.

Ele refez todos os personagens, disponíveis no link acima. Mas veja a Sarah, como ficou abaixo: